É possível a mente Humana poder perceber a Verdade?

 
 
Pergunta: É possível a mente humana poder perceber a verdade?
 Krishnamurti: Pode a mente humana perceber a verdade? Acho que não pode. O que é presentemente a mente humana? Existe uma mente humana, ou é meramente a resposta instintiva do animal que continua em nós? Não é uma observação sarcástica!
 
 
Em primeiro lugar, para perceber qualquer coisa na vida, e muito mais a verdade – para perceber a minha mulher, o meu vizinho, o meu filho – tem que existir uma certa calma na mente, não uma calma disciplinada – nesse caso não é calma, é uma mente sem vida. Ora, uma mente em conflito não deixa observar nada, observar eu próprio. Portanto, estou em permanente conflito, em constante movimento, a mexer, mexer, a falar, eternamente a fazer perguntas, a explicar; aí não é possível haver qualquer observação. É isso que a maior parte de nós faz, quando estamos perante ‘o que é’. Portanto, vemos que só pode haver observação quando não há conflito. Para não haver conflito, podemos tomar um tranquilizante, um comprimido, para ficarmos tranquilos, mas não é isso que dá percepção, isso faz-nos é dormir; e isso é provavelmente o que a maior parte de nós quer. Ora, para observar, tem que haver uma certa tranquilidade na mente; e se se vê ou não o que é a verdade, depende da qualidade da mente.
A verdade não é algo estático. A verdade não é algo fixo – que não tem poder. É algo que deve ser vivo, tem que ser extraordinariamente sensível, vivo, dinâmico, vital. E como é que uma mente pútrida e débil que está em tumulto, permanentemente mordida pela ambição – como é que pode compreender isso? Pode dizer que há a verdade e repeti-lo continuamente e deixar-se adormecer.
Assim, a questão é, realmente, não se a mente humana pode compreender a verdade, mas se é possível derrubar os muros da mesquinhês que o homem construiu à sua volta e a que chama mente – essa é de facto a questão. Um dos muros de que todos nós gostamos tanto é a autoridade.
 
‘Collected Works’ [Colectânea], vol. 13, 1962-1963. Revolução Psicológica Varanasi, Índia
2ª Palestra Pública, 3 de Janeiro, 1962
© Krishnamurti Foundation of America

 

5 thoughts on “É possível a mente Humana poder perceber a Verdade?

  1. ♥ *´¨)¸.•´¸.•*…♥ ♥ ¸.•*¨)(¸.•♥ ´ (¸.•` * *´¨) Oie!!! ♥ ♥ ¸♥ .•´¸.•*… ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` ** ♥ Saudades de vc.Sempre interessante por aqui…..
     
     
    F…aça da sua vida o bastanteE…scute o seu coraçãoL…eia os olhos de quem te amaI…nspire seu coraçãoC…onte comigoI…dealize seus sonhosD…e mais de você a você mesmoA…me quem te amaD…eixe de lado a tristezaE…assimS…erá feliz!♥-:¦:- T ♥-:¦:-♥-:¦:- E ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: A♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦ D ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: O ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: R ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦ O

  2. Não sabia que eras capaz de discriminar uma pessoa a quem outrora chamaste amiga… não era adequado o meu comentário? e este também não? Repito: antes de fazermos nossas as palavras seja de quem for, a ponto de as tornarmos públicas num espeço nosso, precisamos ter o cuidado de compreender se elas se ajustam àquilo que de nós mostramos ao mundo! Também vais apagar este? Só deixas ficar os  beijinhos e  os elogios que talvez não mereças, vindos de quem talvez  nem conheças? Apagas-me, porque, afinal, eu conheço-te? Verei!

  3. Conheci seu space, hoje….e já gostei…..
    Gosto da maneira que vc escreve…..explicando os mistérios da mente humana…..
    Eu também gosto muito de analisar comportamenteos e tirar as conclusões que normalmente estão certas….
    Pessoas que atacam ou se ferem ao menor gesto de outra são aquelas que já têm dentro de si a revolta por algo que trazem consigo……e para se livrar do mal – estar….. causado por si mesmos…..se julgam no direito de ofender outras pessoas que apenas estão  querendo se aproximar para uma eventual e cordial amizade….não é mesmo?
    Vc como estudioso que é deve estar de acordo comigo, não é amigo????
    Invadi seu espaço….peço que me desculpe, mas estou querendo a sua amizade…..que me parece muito precisosa….
     
     
    beijos e fique em Paz….
    adorei poder estar aqui….
    Obrigada….
    etc…….
     
    Marilis

  4. Obrigado pelo carinho e pela visita!!! Adorei o que escrevestes sobre minhas postagens!!! Adoro postar poemas de amigos!!!
    Tem algum poema de tua autoria? Terei o maior prazer em editar!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s